COMO INTERPRETAR METAR (PARTE 7)

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COMO INTERPRETAR METAR (PARTE 7)

Mensagem por RenatoPiloto em Qua Jul 11, 2018 9:02 pm

Temperaturas
É uma das partes mais simples do METAR.
É sempre identificada por dois algarismos, uma barra, e mais dois algarismos, assim:

METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 4000 1800N +TSRA FEW005 FEW010CB SCT018 BNK025 10/03
Interpretação: Temperatura do ar em 10º Celsius e do ponto de orvalho em 3º Celsius.

O Brasil usa Celsius como unidade de medida.
Antes da barra, temperatura do ar.
Depois da barra, temperatura do ponto de orvalho, que é a temperatura na qual o vapor de água presente no ar passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação, o chamado orvalho.

Se a temperatura for negativa, coloca-se um “M” antes dos dois algarismos.

Pressão atmosférica
Indica o valor de QNH arredondado para hectopascal (hPa) — unidade utilizada no Brasil — inteiro inferior mais próximo.
É formado pela letra "Q" e mais quatro algarismos, assim:

METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 4000 1800N +TSRA FEW005 FEW010CB SCT018 BNK025 10/03 Q1004
Interpretação: Ajuste de altímetro 1004hPa.

Informações suplementares
Essas informações são opcionais.
Elas podem ou não aparecer no METAR, dependem justamente das condições meteorológicas do momento.

Lembrando que só aparecem informações suplementares para inclusão condicional sobre o tempo recente, cortante de vento (windshear — WS), temperatura na superfície do mar, estado do mar e, por Acordo Regional de Navegação Aérea, o estado da pista.

Essa parte do mar não é comum ver em METAR no Brasil.
Mas em locais em que a movimentação de hidroplanos é muito comum — como no arquipélago das Maldivas, no Oceano Índico — saber as condições do mar é importante, especialmente para pousos e decolagens.

De novo, aqui, temos de recorrer à tabela de códigos do FCA 105-3 do DECEA, pois eles, basicamente, são códigos que se referem aos fenômenos, assim:

METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 4000 1800N +TSRA FEW005 FEW010CB SCT018 BNK025 10/03 Q1004 REDZ WS R10 R10421595
Interpretação: Garoa recente (REDZ), windshear na pista 10 (WS R10). E aquele R10421595 tem a ver com o estado da pista. Mas, aí, esses códigos dependem dos tais acordos regionais de navegação aérea. Eu não saberia dizer agora o que eles representam. Mas têm a ver com atrito, sujeira, pavimento e coisas do tipo.

Sempre que houver cortante de vento, haverá o código WS e a indicação de qual cabeceira. Se houver windshear em todas, aí fica WS ALL RWY.
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RenatoPiloto
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