OROCA by BTO5903

Ir em baixo

OROCA by BTO5903

Mensagem por Edson_Peres em Dom Jan 07, 2018 11:19 pm

Boa Srs,

Segue abaixo texto portado pelo nosso amigo "BTO5903 - Pedro Sousa"

Esta noite fiz um voo numas condições que não gosto, um voo do tipo pessoal vamos voar já! sem nenhum tipo de planejamento, numa zona para mim deconhecida e com mau tempo.
Ninguém sabia sequer como era o terreno...

Para não ser antipático, aceitei o convite e ainda bem que o fiz, porque acabou sendo engraçado e foi um pretexto para aprendermos/recordarmos certos conceitos de aviação.

Quando chegou o momento de escolher altitudes... Ai, ai, ai... não sei bem...

Achei que era o momento de usar o meu querido FS COMMANDER, que é utilíssimo neste tipo de coisas (e não só...).

Em condições reais nenhum aviador com mais de 10 centímetros cúbicos de substância cerebral teria saído do solo, porque o tempo estava horrível. Cu, Cb, Ts, chuva, turbulência...
Mas isto aqui é simulação, portanto decidimos ir. Saída de SBBT e chegada a SIMK, ambos aeródromos VFR.

Olhando para a foto, já dá para ver que numa rota GPS direta sem saber nada mais, não podemos voar a menos de 5.900' na primeira metade da rota nem a menos de 7.500' na segunda.

A rota era 110º magnéticos, portanto escolhemos um nível de impar, igual ou mais alto que 7.500' e mais baixo que 10.000, porque os nossos cessninhas não têm oxigénio.
E agora, 9.000 ou 9.500'? Teoricamente não podiamos fazer o voo, porque não podemos voar nessas condições meteo. No mínimo íamos acumularar tanto gelo que cairíamos de maduros :-).
Mas como isto é simulação não profissional é indiferente.

Todos decidimos ir para 9.000, porque estávamos voando IMC e em IMC só se pode voar IFR. (9.500' seria para VFR). Saimos e entramos VFR e em rota voamos IFR.
Como fomos ao mesmo nível, usamos o FS Cloud para manter a separação.

E depois para descer? Que fazemos se estamos dentro de núvens? Fácil! Já perto do destino descemos para 7.500', que é a OROCA nessa zona.
Agora estamos a 7.500'. Já vemos solo?
1. Sim. continuamos a descer, sempre com o terreno à vista, para a altitude do circuito e prosseguimos para pousar.
2. Não vemos solo. Alternamos para um aeroporto adequado.

Mereciamos que nos suspendessem as licenças de pilotos virtuais por uns meses, ou que o Barão nos expulsasse por indecente e má figura (frase portuguesa, mas acho que dá para entender).

Já entendem porque gosto tanto do FS Commander?

Gostava de ter postado isto no forum, mas não sei pôr lá fotos.

Escrevi este texto, porque acho que para alguns pilotos virtuais que desconheçam estas coisas, esta informação pode ajudá-los a manter a sua integridade física virtual.

Abraços
Pedro

Edson_Peres
Instrutor

Ver perfil do usuário

Re: OROCA by BTO5903

Mensagem por Leandro em Seg Jan 08, 2018 7:53 am

Sempre aprendendo com nossos mestres da aviação. Valeu Pedro pela excelente aula de hoje! Quem dera se ela tivesse sido dada antes do voo de hoje a tarde!!kkk...Mas já servirá para os próximos voos.

Admin

Ver perfil do usuário http://aeroboteco.forumeiros.com

Mensagem por BTO5903 em Ter Jan 09, 2018 12:01 am

Amigo Edson e demais companheiros, que tenham paciência para me ler,

Obrigado por ter transcrito o que escrevi na lista para o forum.

Uma das formas mais amenas de aprender, é usar uma situação real (real dentro da simulação, neste caso), fazer uma análise da mesma e expô-la em estilo de debriefing. Foi o que pretendi fazer. Assim toda a gente entende melhor. Os que vivemos a situação entendemos melhor que ninguém e os outros, ao lerem um relato com explicações adicionais visualizam a situação mais facilmente e também aprendem.

Agora podemos fazer uma aventura semelhante, já com um conhecimento mais adequado e a coisa tem boas hipóteses de saír melhor.

Com este tipo de atitude, os que temos experiência de voo real, podemos contribuir para melhorar o realismo de simulação de toda a gente e considero que é nossa obrigação fazê-lo.

Aproveito para informar que a OROCA também está nas cartas de rota da AIS web, mas aparece nas respetivas legendas com o nome de "ALTITUDE MÍNIMA DE ÁREA/Minimum area altitude".

Se formos às cartas ENROUTE LOW americanas, que podemos ver no SkyVector chama-se OROCA, se formos às cartas SECTIONAL americanas, que também podemos ver no SkyVector, chama-se MEF (Maximum Elevation Figures)... e há mais designações para a mesma coisa.

Tudo isso se pode ver nas legendas das cartas que citei.

Ao longo da minha vida profissional vi chamar-lhe de várias formas e decidi batizá-la como "altitude mínima de quadrícula", mas não é terminologia oficial.

Abraços

BTO5903

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: