NOÇÕES BÁSICAS DE PILOTAGEM (PARTE 2)

Ir em baixo

NOÇÕES BÁSICAS DE PILOTAGEM (PARTE 2)

Mensagem por RenatoPiloto em Sab Maio 26, 2018 5:57 pm

DECOLANDO

1 - Obtenha permissão para decolar.
Se está saindo de um aeroporto controlado, é preciso entrar em contato com o controle de tráfego aéreo antes de decolar. Os profissionais o instruirão e informarão o código de transponder da aeronave, que deve ser anotado, pois você precisará informá-lo novamente após receber a liberação para decolagem. Após a liberação, siga para a pista instruída pelo controle, sem nunca cruzar vias, a menos que receba instruções específicas para fazê-lo.

2 - Ajuste o ângulo dos flapes para a decolagem.
Normalmente é preciso ajustá-los em 10 graus para auxiliar na decolagem do avião. Cheque o manual da aeronave, pois nem todas utilizam os flapes na decolagem.

3 - Faça uma última checagem antes da decolagem.
Antes de se alcançar a pista de voo, pare na área de checagem para fazer um último teste do motor e verificar se a aeronave está pronta para voar com segurança.

4 - Informe a torre de comando de que está pronto para decolar.
Após finalizar a checagem final, notifique a torre e aguarde a liberação para seguir para a pista.

5 - Inicie a decolagem na pista.
Pressione a manete de mistura de combustível até o fim e comece a pressionar lentamente a manete de aceleração. Fazê-lo vai aumentar as rotações por minuto do motor, gerando impulso e movimentando a aeronave. Durante o procedimento, o avião vai tentar virar para a esquerda e é preciso pressionar os pedais de para manter a pista de decolagem no centro do avião. Se houver vento no horário da decolagem, é preciso girar o manche, cuidadosamente, contra ele. Conforme ganha velocidade, reduza lentamente a correção. É preciso controlar a guinada vertical do avião com os pedais do leme. Caso ele comece a girar, controle o movimento.

6 - Acelere o avião.
Para conseguir decolar, a aeronave precisa alcançar uma determinada velocidade. É preciso acelerar ao máximo a aeronave, que provavelmente terá algum tipo de limite para evitar excessos. Deve-se alcançar a velocidade gradualmente para que o avião saia do chão, normalmente são precisos 60 nós para aviões pequenos. Fique de olho no velocímetro para saber quando alcançou a velocidade necessária. Quando o avião alcançar a velocidade, deve ser possível notar o nariz dele subindo um pouco. Puxe suavemente o controle de voo, mantendo a proporção adequada de subida para a aeronave em questão.

7 - Puxe o manche para trás.
Fazê-lo fará com que a aeronave inteira saia da pista de decolagem e voe. Lembre-se de manter a velocidade de subida adequada e de utilizar os pedais do leme para guiar a direção. Quando alcançar uma altura segura e tiver uma boa razão de subida (observando o "climb"), retorne os flapes e os equipamentos de pouso para a posição neutra para reduzir a resistência do ar e manter o voo seguro.
avatar
RenatoPiloto
Instrutor

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/12/2017
Idade : 44
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum