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Dúvidas sobre as luzes exteriores das aeronaves

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Dúvidas sobre as luzes exteriores das aeronaves Empty Dúvidas sobre as luzes exteriores das aeronaves

Mensagem por BTO5903 em Seg Jul 22, 2019 2:50 pm

O assunto Luzes Exteriores dos Aviões é uma dúvida crónica.
Estão sempre a aparecer pilotos virtuais novos e o normal é não saberem
que luzes há, para que servem e como se utilizam.
Por esse motivo publiquei recentemente um texto sobre o assunto, mas foi-me sugerido pelo Marco Magalhães que o publique no fórum, que é o sítio mais correto para tentar aprender coisas.

Este texto não é exatamente igual ao que coloquei na lista. Está melhorado, ou pelo menos é essa a minha intenção :-).
O nosso companheiro Renato Peleskei fez o favor de me corrigir algumas coisas e informar-me de outras que eu não conhecia.
Também alterei um pouco a redação do mesmo.

Mas na simulação é importante o assunto das luzes?
Isso depende do realismo de simulação que cada um pretenda, mas o que é realmente importante é os simmers tenham onde esclarecer as suas dúvidas, se tiverem interesse nisso.

Falando de luzes, cada fabricante dá-lhes os nomes que lhe parece mais adequado. Nem mais nem menos!

1. Navigation Lights, Position Lights, Luzes de Navegação, Luzes de posição, NAV LTS... é tudo a mesma coisa. Até talvez haja mais algumas designações, tanto para estas luzes, como para outras que vou descrever a seguir.
Como se usam? Vejo muito checklists de aviões pequenos onde são ligadas depois de acionar o(s) motor(es) e ligar os geradores.
Desde 1972 que não sei o que são aviões pequenos e imagino que se é assim, só pode ser para evitar descarregar a(s) bateria(s).
O que eu conheço é: Avião ligado (BATT ON), GPU ou APU em linha e NAV LTS - ON.
Desligam-se imediatamente antes de desligar o avião (tudo apagado).
O Renato, que conhece perfeitamente a prática da Aviação Geral brasileira, complementou o que escrevi desta forma:
“As NAV LIGHTS, em aviões de pequeno porte, são usadas apenas em voos noturnos.”

2. Anti-collision Lights, Beacon Lights, Rotating Beacon, Anti-colisão...
Ligam-se imediatamente antes de: Acionamento do motor e/ou Pushback.
Desligam-se imediatamente depois de cortar motor(es), no estacionamento de chegada.

2. Agora vamos falar de duas luzes que estão intimamente relacionadas.
Refiro-me às Taxi Lights (que se usam na rolagem) e as Landing Lights (que se usam na decolagem, na subida até 10.000’ e no pouso).
As Taxi Lights devem ser ligadas imediatamente antes de mover o avião na saída, ou depois de terminado o Pushback, quando já não possam incomodar os operadores do Pushback.
Na saída desligam-se depois de entrar em pista, quando as Landing Lights já estiverem ligadas.
Landing Lights: devem estar ligadas até aos 10.000' e devem ser de novo ligadas a 10.000' na descida. Desligam-se depois de ligar as Taxi Lights ao livrar pista.
Taxi lights: Devem estar ligadas durante a rolagem de saída e chegada, de dia ou de noite.
Desligam-se antes de apontar o avião ao balizador, que nos vai assistir no alinhamento final no parking.
Esta é uma forma simplificada de falar das Landing Lights, porque há-as de vários tipos e cada companhia tem o seu próprio SOP (Standard Operating Procedures), que define como usá-las, mas o que leram antes é mais que suficiente para simulação.

E os aviões que não podem ter Landing nem Taxi Lights acesas até aos 10.000’? Há aviões em que ambas ficam escondidas nos compartimentos do trem de pouso e têm sensores de posição que desligam as luzes, se o piloto não as apagar.
Pois para resolver esse problema existem as Recognition Lights, ou Recog Lts.
Em princípio devem estar instaladas, mas a legislação não é igual em todo o mundo, em certos países não são obrigatórias, podem ser fixas ou intermitentes e servem para substituir as Landing Lights, não para iluminar, mas para que o avião seja visível ao outro tráfego e ajudar a afastar as aves que podem colidir com o avião (Bird Strike).

Strob Lights.
São semelhantes a flashes de câmaras fotográficas. Ligam-se ao entrar em pista e desligam-se ao livrar pista. PROIBIDO tê-las ligadas em TODAS as outras situações. Em voo noturno dentro de núvens, devem ser desligadas, se estiverem a incomodar o(s) piloto(s). Acreditem que incomoda mesmo!
Nova e importante intervenção do Renato que nos informa:
“Alguns aviões não possuem a Beacon, então estes usam as strobes antes da partida dos motores, exatamente como se fossem a beacon. Cabe aqui observar que estas strobes (usadas como beacon) apenas piscam, não produzem flash, justamente para não incomodar os demais que se encontram próximos. Exemplo: Socata TBM.

Wing Lights, Ice Lights... Também podem ter outros nomes.
É a luz que mais confusão cria nos simmers.
Está colocada na fuselagem ou nas naceles dos mototes e apontam para o bordo de ataque das asas. Existe UNICA e EXCLUSIVAMENTE para inspecionar as asas, se houver condições para a formação de gelo. Acende, inspeciona, apaga. Assim se usam.

Logo Lights.
Luzes que podem estar instaladas em várias zonas do avião apontadas para o estabilizador vertical.
Usam-se como a companhia, ou o proprietário do avião quiser, em princípio de noite, porque de dia não servem para nada.
Ainda não perdi a esperança de ver um espetacular penteado amarelo no estabilizador vertical de um certo B757 privado americano :-). Bem iluminado numa noite de lua nova.

Wheel Well Lights.
Esta luz existe no B737 e seguramente em mais aviões...
Wheel significa roda e Well significa poço. Os poços do trem. Refere-se aos compartimentos onde as pernas do trem de pouso ficam acomodadas quando recolhidas.
Tem essas luzes para se poder inspecionar esses compartimentos de noite no solo e acreditem que aí há muitas coisas que é necessário inspecionar.
O respetivo interruptor está no O/Head panel.

Finalmente, alguns aviões têm Turnoff Lights. São uns potentes projetores desalinhados com o eixo longitudinal do avião.
O da direita aponta talvez uns 30 ou 40 graus para a direita e o da esquerda faz o mesmo para a esquerda.
Servem para ser usados momentaneamente, quando há que saír da pista ou voltar para um taxiway, se a respetiva zona estiver mal iluminada.
Obviamente só se utiliza um de cada vez.

Bem... O que foi descrito de uma forma geral é o que há, mas é possível que esteja incompleto.
De vez em quando aparece alguma aeronave com um invento novo :-).

BTO5903

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Dúvidas sobre as luzes exteriores das aeronaves Empty Re: Dúvidas sobre as luzes exteriores das aeronaves

Mensagem por BTO5903 em Seg Jul 22, 2019 3:07 pm

Aconselho-vos a ver as várias fotos desta página:
https://www.quora.com/Why-do-some-airplanes-when-flying-have-blinking-lights-and-other-constant-lights

Não as coloco aqui, por motivo de copyright.

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