AEROBOTECO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOÇÕES BÁSICAS DE PILOTAGEM (PARTE 2)

Ir em baixo

NOÇÕES BÁSICAS DE PILOTAGEM (PARTE 2) Empty NOÇÕES BÁSICAS DE PILOTAGEM (PARTE 2)

Mensagem por RenatoPiloto em Sab Maio 26, 2018 5:57 pm

DECOLANDO

1 - Obtenha permissão para decolar.
Se está saindo de um aeroporto controlado, é preciso entrar em contato com o controle de tráfego aéreo antes de decolar. Os profissionais o instruirão e informarão o código de transponder da aeronave, que deve ser anotado, pois você precisará informá-lo novamente após receber a liberação para decolagem. Após a liberação, siga para a pista instruída pelo controle, sem nunca cruzar vias, a menos que receba instruções específicas para fazê-lo.

2 - Ajuste o ângulo dos flapes para a decolagem.
Normalmente é preciso ajustá-los em 10 graus para auxiliar na decolagem do avião. Cheque o manual da aeronave, pois nem todas utilizam os flapes na decolagem.

3 - Faça uma última checagem antes da decolagem.
Antes de se alcançar a pista de voo, pare na área de checagem para fazer um último teste do motor e verificar se a aeronave está pronta para voar com segurança.

4 - Informe a torre de comando de que está pronto para decolar.
Após finalizar a checagem final, notifique a torre e aguarde a liberação para seguir para a pista.

5 - Inicie a decolagem na pista.
Pressione a manete de mistura de combustível até o fim e comece a pressionar lentamente a manete de aceleração. Fazê-lo vai aumentar as rotações por minuto do motor, gerando impulso e movimentando a aeronave. Durante o procedimento, o avião vai tentar virar para a esquerda e é preciso pressionar os pedais de para manter a pista de decolagem no centro do avião. Se houver vento no horário da decolagem, é preciso girar o manche, cuidadosamente, contra ele. Conforme ganha velocidade, reduza lentamente a correção. É preciso controlar a guinada vertical do avião com os pedais do leme. Caso ele comece a girar, controle o movimento.

6 - Acelere o avião.
Para conseguir decolar, a aeronave precisa alcançar uma determinada velocidade. É preciso acelerar ao máximo a aeronave, que provavelmente terá algum tipo de limite para evitar excessos. Deve-se alcançar a velocidade gradualmente para que o avião saia do chão, normalmente são precisos 60 nós para aviões pequenos. Fique de olho no velocímetro para saber quando alcançou a velocidade necessária. Quando o avião alcançar a velocidade, deve ser possível notar o nariz dele subindo um pouco. Puxe suavemente o controle de voo, mantendo a proporção adequada de subida para a aeronave em questão.

7 - Puxe o manche para trás.
Fazê-lo fará com que a aeronave inteira saia da pista de decolagem e voe. Lembre-se de manter a velocidade de subida adequada e de utilizar os pedais do leme para guiar a direção. Quando alcançar uma altura segura e tiver uma boa razão de subida (observando o "climb"), retorne os flapes e os equipamentos de pouso para a posição neutra para reduzir a resistência do ar e manter o voo seguro.
RenatoPiloto
RenatoPiloto
Instrutor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/12/2017
Idade : 47
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum