A partir de uma imagem postada por um colega do grupo, sobre um argentino que fez um
translado de um Sêneca da África do Sul até Salta-Argentina fiz uma pesquisa no Instagram
do piloto @carloslocojun e, apesar dele não dar muitos detalhes da viagem, consegui
montar, aproximadamente, o trajeto que ele percorreu até chegar em Salta. Algumas
alterações foram feitas para atender aos critérios do Aeroboteco, pois na aeronave original,
foram colocados tanques de combustível suplementares, o que possibilitou uma maior
autonomia de voo e logicamente, percorrer maiores distâncias entre as etapas. Inclui
algumas escalas de modo que as etapas tivessem no máximo 600 mn entre elas, o que
possibilita a utilização do Piper Sêneca (autonomia média de 870 nm),
Pois bem, decidido a fazer o translado e como o Aeroboteco não possui esta aeronave na
sua frota precisávamos providenciar uma.
Para conseguir um Sêneca, fui até Johanesburgo, África do Sul, e no aeroporto Oliver Tambo
Int. Airport (FAOR) e em um dos hangares descobri um Sêneca V meio abandonado. Fiz
contatos com o proprietário, um tal de Cecil Rhodes De Beers, jeitão de matuto e negociei
com ele o preço, meros 11.788.756,00 Rands. Novo contato, desta vez com o Barão
(multimilionario, benemérito e CEO do Aeroboteco Virtual Airlines) que prontamente abriu
uma mala marcada com um grande R (o Barão sempre nos surpreendendo) e sacou de lá
exatos 11.788.756,00 Rands, ou $700.000,00 dólares americanos que era o preço pedido
pelo proprietário. Negócio fechado, papelada de transferência providenciada, aeronave já
em nome do Aeroboteco, aeronave revisada, aguardando agora no hangar da SAFAIR em
FAOR o início do traslado.
Preparando para a primeira perna do translado, chego cedo no aeroporto. Nossa primeira perna será para o aeropórto de GABORONE - FBSK distante 158 nm em linha reta. Após os procedimentos alfandegários, aeronave checada e abastecida com 300 kgs de avgas.
Condições meteorológicas conferidas:
METAR FAOR 310600Z 01008KT CAVOK 06/04 Q1031 NOSIG
Chamamos o Clearance que autorizou nosso plano de voo (dct LIV dct PNV dct GBV FL100) e nos direcionou para a pista 03L.
O Solo autorizou o taxi (um longo taxi) até a cabeceira da 03L. Taxiamos na escuta do Controle FAOR pois havia um B748 - DLH2898 procedente de EHAM no procedimento de descida.
Já na cabeceira, fomos autorizados pela Torre a ingressar e decolar de imediato, mantendo o eixo da pista.
Logo após decolado o Controle autorizou subida sem restrições e liberou proa direto para LIV.
O voo decorreu sem nenhuma intercorrencia. Já nivelado no FL100 foi aproveitar o voo, apreciando o visual, bastante montanhoso da região e nos adaptando com a aeronave.
Na chegada, o Controle nos direciona para o procedimento DUSLI2C e Approach ILS X/BONDY da pista 08.
Checamos o METAR - FBSK 310700Z 10006KT CAVOK 11/07 Q1028 NOSIG
Pouso suave após apenas 1 hora de voo, em seguida fomos direcionados para o patio de carga, onde reabasteceremos para a proxima perna. Consumimos 47,7 kgs de combustível.
Proxima etapa aeroporto de Vistória Falls FVFA no Zimbabwe há 386 nm.
Próximo PV FBSK GBV dct OR dct MT dct VFA  -  FL110
Translado Sêneca - Africa do Sul / Argentina Solo_f10
Solo FAOR
Translado Sêneca - Africa do Sul / Argentina Repres10
Sobrevoando a represa do reservatório Molatedi
Translado Sêneca - Africa do Sul / Argentina Final_10
Final da 08 FBSK