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COMO INTERPRETAR METAR (PARTE 2)

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Mensagem por RenatoPiloto em Qui Jun 21, 2018 9:11 pm

Vento na superfície
Depois da identificação, temos o vento médio verificado na superfície do aeródromo.
Ele pode ser apresentado de várias maneiras, conforme a condição do vento no momento da observação.

Em condições “normais”, o vento será mostrado sempre com cinco algarismos e as letras KT no final.
Os três primeiros algarismos referem-se à direção média do vento.
Os dois últimos referem-se à intensidade média.
A unidade de medida adotada no Brasil é o nó, por isso o KT no final.

Vamos aos exemplos com todas as variantes:

METAR SBGL 131000Z 31015KT
Interpretação: Vento vindo de 310º com intensidade média de 15KT.

METAR SBGL 131000Z 31015G27KT
Interpretação: Vento vindo de 310º com intensidade média de 15KT e rajadas de até 27KT. Toda vez que a rajada for — no mínimo — 10KT mais intensa que a velocidade média, ela terá de ser representada no METAR. Inclui-se, então a letra G, do inglês: gusting (rajando), após a intensidade média e informa-se o valor da rajada na sequência.

METAR SBGL 131000Z 31015KT 280V350
Interpretação: Vento vindo de 310º, mas variando de 280º a 350º, com intensidade média de 15KT. Quando houver variação na direção média do vento em mais de 60º e menos de 180º, serão incluídos após o vento médio os limites da variação para ambos os lados.

METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 280V350
Interpretação: É a junção dos dois últimos exemplos.

METAR SBGL 131000Z VRB02KT
Interpretação: Quando a variação na direção média for superior a 180º ou quando não for possível determinar uma direção, utiliza-se VRB, do inglês: variable (variante).

METAR SBGL 131000Z 00000KT
Interpretação: Vento calmo ou ausência de vento representa-se com cinco zeros.

METAR SBGL 131000Z 240P99KT
Interpretação: Como o limite de algarismos para vento é cinco, quando o vento está com 100KT ou mais, temos de representá-lo por P99KT. Se utilizássemos 240100KT sairíamos do padrão estabelecido.

ATENÇÃO: Vento no METAR é balizado em norte verdadeiro!
RenatoPiloto
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