INSTRUMENTOS DO CESSNA 172


A seguir, veja os principais instrumentos e controles, para que servem e como usa-los.

Antes de voar existem algumas coisas que você precisa saber.

A primeira delas é conhecer a aeronave que vai voar. Para aprender a voar, a aeronave mais usada no mundo todo para treinamento de pilotos reais é o Cessna 172SP Skyhawk. Aqui no virtual não é diferente, por isso vamos usa-la.

PAINEL DE INSTRUMENTOS

Ground School - Cessna 172 - noções básicas de instrumentos 111

Veja os conjuntos de instrumentos do Cessna 172.

Nos primeiros voos você vai aprender a usar os Instrumentos Principais e a controlar a potência do motor – RPM. Vai usar também o Trim para compensar a aeronave e abrir o Painel de Rádios para sintonizar a frequência do controlador.


Principais Instrumentos


Ground School - Cessna 172 - noções básicas de instrumentos 211

No painel de qualquer aeronave o principal instrumento fica em frente ao piloto.
Quanto mais afastado do centro, menor a importância (ou o uso) do instrumento.
Em todas as aeronaves os Principais Instrumentos aparecem dispostos em “T”.
AI – Indicador de altitude (Horizonte Artificial) no centro – é o mais importante;
IAS – Indicador de velocidade do ar (Velocímetro – em relação ao ar) à esquerda;
Altímetro à direita;
HSI – Horizontal Situation Indicator (Indicador de Rumo) no centro embaixo e ainda aparecem mais dois instrumentos auxiliares:
Indicador de Curva (Turn&Bank) esquerda embaixo e Indicador de Velocidade Vertical (Climb) direita embaixo.


Como usar os Principais Instrumentos.
AI – Attitude Indicator. No voo visual – VFR – você usa o horizonte real como referência para manter a ATITUDE (altitude é outra coisa). Exemplo: uma curva com 10º de inclinação você vai ver o horizonte com 10º de inclinação em relação ao painel. No voo visual o AI é usado somente para conferir (e ajustar) os ângulos de subida – cada marca representa 5º no pitch (ângulo de subida) – e na inclinação da curva, cada marca representa 10º de inclinação;
IAS - Air Speed Indicator mostra sua velocidade em Kt – nós - em relação ao ar (com vento ela é diferente da velocidade em relação ao solo). Observe o anel branco que mostra as velocidades admitidas com flaps baixados e o anel verde com as velocidades para voo normal;
Altímetro indica a altitude – em pés – da aeronave, normalmente em relação ao nível do mar. Para ter a altitude correta em um aeródromo, o altímetro precisa estar ajustado para a pressão barométrica local, indicada na janela dentro do instrumento. Para saber sua altura em relação ao solo, desconte a elevação do terreno;
HSI – Horizontal Situation Indicator indica a proa em que a aeronave está voando. O limbo (fundo) é graduado em 360º à partir do Norte (N). O Norte corresponde a 0º e a 360º. As marcações principais são de 30 em 30º e apresentado em dezenas de graus. Assim o 3 significa proa 030º, o 30 significa 300º, etc. Use o botão HDG para ajustar uma proa desejada. Com um olhar rápido você verá se está na proa correta.
O Turn&Bank indica a razão de curva da aeronave – a marca indica curva de 360º em 2 minutos, ou seja 3º por segundo – e a “bolinha” indica a coordenação correta entre aileron e leme;
O Climb indica sua velocidade de subida ou descida em pés por minuto. É muito útil para nivelar a aeronave e controlar as velocidades verticais. Usado sempre em conjunto com o altímetro.