POUSANDO O AVIÃO

1 - Obtenha liberação para pousar.
Uma parte essencial dos voos é manter o contato com a torre de controle, principalmente durante a decolagem e o pouso. Você deve ter todas as frequências de rádio necessárias para entrar em contato com as torres. Ao se conectar em uma frequência nova, espere pelo menos um minuto para verificar se não está interrompendo uma conversa de outra aeronave com a torre de controle. Quando tiver certeza de que não há nenhuma conversa, faça a sua transmissão inicial. Assim, você não corre o risco de entrar no meio da uma conversa e atrapalhar outra aeronave.

2 - Reduza a velocidade.
Para fazê-lo, reduza a potência do avião e abaixe os flapes até o nível adequado. Não ative os flapes em velocidades muito altas para não correr nenhum risco. Estabilize a velocidade da aeronave e a taxa de inclinação aplicando pressão para trás no manche. É preciso muita prática para acertar os comandos.

3 - Acerte o ângulo de descida e a velocidade.
O controle da aeronave deve ser feito por uma combinação de acelerador e manche. Após encontrar uma pista de pouso, acerte na combinação de ângulo de descida e velocidade para pousar corretamente. Essa é a parte mais difícil de qualquer voo.

4 - Incline o nariz do avião para baixo e observe os números na pista.
Observe os números e faixas pintados na cabeceira da pista. Abaixe o nariz, mantendo os números centralizados no horizonte. Se os números começarem a desaparecer por debaixo do nariz do avião, sinal de que você está alto. Caso os números comecem a se afastar do nariz, sinal de que você está baixo. Conforme se aproxima da terra, você sentirá o "efeito solo". O instrutor deve explicar melhor o que isso significa mas, basicamente, o efeito solo faz com que o avião flutue um pouco por conta da resistência aerodinâmica perto do chão.

5 - Reduza a aceleração.
Levante o nariz do avião lentamente puxando o manche para trás, até que as duas rodas principais toquem o chão (em caso de avião com trem de pouso triciclo). Continue mantendo a roda dianteira longe do chão, pois ela pousará por conta própria.

6 - Pare.
Assim que a roda dianteira tocar no solo, use os freios para reduzir a velocidade da aeronave. Saia da pista assim que possível, seguindo para a rampa especificada pela torre de controle. Nunca pare na pista.